Make your own free website on Tripod.com
Picture
Picture

Teatro Cristão

Teatro cristão, teatro gospel, teatro evangélico, peças teatrais, textos para teatro, dicas, dramas comédias, adaptações de textos bíblicos, exercícios teatrais, oficinas de teatro.

 

ENCENAÇÃO SOBRE OS DEZ MANDAMENTOS

ENCENAÇÃO SOBRE OS DEZ MANDAMENTOS
1º MANDAMENTO
1 - Puxa, hoje não vai dar para eu ir ao Culto. Vendi alguns bois e preciso receber o dinheiro.
1 - Esse dia em que marcaram o Culto é um dia da semana. E eu tenho muito serviço, não vai dar para ir.
Orientador: Qual o Deus das pessoas que agem dessa forma? (Se não entenderam, repete a cena). Resposta: O Deus delas é o dinheiro, o trabalho ganancioso, a televisão o jogo, a riqueza e os bens materiais.

2º MANDAMENTO
(Alguém entra para pendurar um cartaz e o cartaz não fica pendurado e a pessoa diz:)
2 - Oh, meu Deus, porque isso não fica pendurado? (Nesse instante alguém bate à porta e o n.º 2 diz de novo).
2 - Ai, meu Deus. Visita a essa hora? Quem será (a sua irmã). Meu Deus, é você? Minha querida irmã?
O Orientador diz para o n.º 2 - Você está dizendo o nome de Deus a todo momento. Você sabe que o 2º Mandamento nos proíbe de usar o nome de Deus em vão! E isso que você está fazendo é usar o nome de Deus em vão!

3º MANDAMENTO
(Entra alguém com uma trouxa de roupas para lavar. O Orientador diz:) Você está trabalhando hoje? Será que não percebeu que hoje é domingo?
3 - É. Eu sei que hoje é domingo, mas tenho tanto trabalho por isso tenho que trabalhar no domingo.
Orientador: O 3º mandamento nos diz que devemos guardar o dia de descanso. Então se trabalhamos no domingo desrespeitamos o 3º mandamento. O Senhor nos deu 6 dias para dedicarmos ao nosso trabalho. E o 7º dia para descansar e para refletir sobre a vontade do Criador.

4º MANDAMENTO
(O filho pergunta pro pai)
1 - Pai, o Senhor deixa eu ir no rio tomar banho?
O Pai: Não, meu filho, você não pode ir. Tenho medo que morra afogado. (o filho conversa com o orientador).
1 - Meus pais não me deixaram tomar banho no rio. Mas eu vou assim mesmo.
Orientador: Mas você não pode desobedecer os seus pais. O quarto mandamento diz: Honrarás teu pai e tua mãe … a terra. Por isso o que estás querendo fazer é desrespeitar o 4º mandamento. Deus nos promete … .

5º MANDAMENTO
(Alguém entra com um galão de "Randap").
Orientador: Onde vai com esse veneno?
1 - Vou jogá-lo na minha lavoura para matar o mato.
Orientador: Você sabia, que usando agrotóxicos, você está não só matando o mato, mas está destruindo a natureza, poluindo as águas, contaminando os alimentos e envenenando a terra e matando a si mesmo e a todos nós? Por isso usar veneno nas lavouras é uma atitude que é contra o quinto mandamento que diz: "Não Matarás". Além das diversas outras formas que existem de matar o próximo?

6º MANDAMENTO
(Uma moça em pé. Passa um casal, e o marido pensa …).
1 - Nossa que mulher bonita.
Orientador: A cena que acabamos de ver, foi uma cena onde o homem cometeu adultério. Conforme está escrito em Mt 5.28: "Mas eu lhes digo: Quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la, já adulterou em seu coração". Portanto, devemos nos contentar com aquilo que Deus nos deu e não procurar se apropriar daquilo que é do próximo.

7º MANDAMENTO
(Alguém passa com uma bolsa, o outro avança de sua mão).
Orientador: No mundo de hoje acontecem muitos roubos, assaltos, seqüestros, roubos, assaltos. Parece que muitas pessoas se esqueceram do 7º mandamento que nos diz: "Não Furtarás". Esse mandamento nos mostra que não devemos tirar o que é do nosso próximo. Devemos antes, sim, ajudar-lhe a preservar os seus bens e melhorar sua vida.

8º MANDAMENTO
(Alguém supostamente deu um soco numa pessoa. A pessoa que levou o soco vem contar isso para o orientador. A testemunha desmente o que ela diz, para os dois serem amigas).
2 - Ele me deu um soco.
3 - É mentira eu estava lá, e não vi nada.
Orientador: Nessa cena a amizade destorce a verdade em mentira. Os dois eram amigos e por isso a testemunha não o entrega. Mas o 8º Mandamento diz: "Não dirás … ." Isso muitas vezes é esquecido pelas pessoas, ou deixado de cumprir por medo de dizer a verdade, por dinheiro, corrupção, falsas promessas de políticos e nas falsas atitudes do homem com a natureza.

9º e 10º MANDAMENTOS
(Um casal entra com uma bicicleta e um pensa:)
3 - Que homem bonito aquela mulher tem, que bicicleta boa. Acho que vou tomar aquilo deles.
Orientador: Nessa cena a pessoa estava desejando ou querendo cobiçar a mulher do próximo e os seus bens. Cenas como estas estão acontecendo diariamente em meio da nossa sociedade. Mas para evitar isso, Deus nos deu também o 9º e o 10º mandamentos, que dizem: "Não cobiçarás a mulher do teu próximo nem a sua casa e os seus bens os seus empregados nem coisa alguma que lhe pertença".

Querida comunidade!
Há mais de 3200 anos atrás Deus entregou a Moisés os DEZ MANDAMENTOS no monte Sinai. Deus deu, os mandamentos a Moisés e mandou transmití-los para o seu povo e para todas as pessoas.
Desde aquela época até os dias de hoje os mandamentos foram e estão sendo ensinados.
Mas, apesar de tantos ensinamentos ainda existem pessoas que não entendem os mandamentos ou não querem entendê-las. Exemplo disso são as pessoas que vimos no teatro sobre os mandamentos.
Os mandamentos são leis que foram dados pelo próprio Deus. E por isso para fazermos a sua vontade essas leis devem ser observadas e respeitadas.
Os mandamentos apesar de terem sido dados a nós, a tanto tempo, e por serem tão antigos, nada impede que possam nos servir nos dias de hoje. Sempre que estudamos sobre cada mandamento achamos interpretações muito profundas para a nossa vida. Portanto, não adianta só estudar os mandamentos, mas é preciso que se reflita sobre cada um deles e pô-los em prática.

 

Autor: Desconhecido

 

 

Inicial Exercícios Textos

Dicas

Links e-mail